Adobe Premiere – Como funciona? Como usar em 5 passos
Atualmente, até mesmo leigos na área de comunicação e imagem procuram por programas de edição que ofereçam o melhor custo benefício para deixar seus vídeos mais bonitos.
Um dos programas mais populares deste setor é o Adobe Premiere, que hoje conta com diversas versões atualizadas, como o Adobe Premiere Pro. Todas as versões do editor são pagas, porém é possível fazer um teste de 30 dias do produto antes de pagar pela licença.
O Premiere é um programa que permite controlar praticamente todos os aspectos do vídeo. Confira abaixo:
Edição
Obviamente, o Adobe Premiere permite a edição de vídeo. Sua vantagem é a facilidade de fazer alterações, através do sistema de arrastar e soltar edas funções Quick e Expert. A função Quick é mais indicada para iniciantes, pois possui uma única tela de storyboard. Já a função Expert possui uma tela mais complexa, com diversas divisões e opções de áudio, narração, trilha sonora e vídeo, por exemplo.
Animações
O Adobe Premiere conta com uma ferramenta para criação de animações diretamente no programa. É possível alterar por exemplo a cor, disposição, layout e tamanho.
Títulos
Esta ferramenta permite a adição de textos sobre o vídeo, de maneira muito simples. É possível alterar a fonte, a cor, posição e tamanho do texto, e seu alinhamento.
Painel de áudio essencial
Esta função permite que o áudio seja mixado de maneira simples. Por exemplo, é possível identificar o tipo de áudio como música, diálogo, efeito ou som ambiente e selecioná-lo.
Instant Fix
Esta opção permite realizar ajustes instantâneos e rápidos em imagens, como o ajusta da cor, contraste, recortes e retirar olhos vermelhos.
Samrt Fix
Esta ferramenta permite mudanças automáticas em padrões pré-definidos do programa para melhorar a qualidade da imagem.
Áudio Ambi Sônico para VR
O Premiere permite a criação de áudios ambi sônico habilitadas para VR (Virtual Reality), bem como seu ajuste, posição e orientação no vídeo.
Download automático de mídia
Através do Adobe Stock, é possível anexar imagens e vídeos ao seu projeto de forma automática. Basta selecionar o clip baixado e arrastá-lo até sua timeline.
Requisitos para Download
O Adobe Premiere é disponível tanto para Windows como para MacBook. Porém, é um programa que exige bastante espaço na memória de seu computador. Segundo o próprio site da Adobe o programa precisa das especificações mínimas seguintes para funcionar:
- Processador Intel de 6ª geração;
- Sistema Operacional Windows 10 ou superior;
- Memória RAM de 8 GB;
- GPU de 2 GB;
- Espaço em disco rígido de 8GB;
- Resolução do monitor de 1280×800;
- Placa de som Compatível com ASIO ou Windows Driver Model da Microsoft;
- Conexão de armazenamento de rede 1 Gigabit Ethernet.
Como usar o Adobe Premier em 5 passos
O Adobe Premiere é bastante simples de ser utilizado, mesmo para iniciantes. Siga os passos abaixo para ter uma noção básica de seu funcionamento.
1. Iniciar um projeto
Abra o Premiere e clique em “Novo Projeto” para criar seu primeiro vídeo. A tela será aberta com diferentes opções de configurações de vídeo. O padrão mais utilizado é o NTSC Standard 48kHz. Selecione está opção se não tiver grandes experiências neste quesito. Em seguida, coloque um nome para seu projeto e clique em “OK”.
2. Importar vídeos
Há duas formas de importar os vídeos que você quer editar. A mais simples, é arrastar o vídeo desejado para dentro do programa ou clicando em “File” e depois em “Import”. Selecione os arquivos que deseja importar e clique em “OK”.
3. Adicionando efeitos no vídeo
Clique em “Effects” e selecione a opção “VideoEffects”. Basta escolher o efeito desejado e arrastá-lo para um clipe do seu vídeo que se encontra na linha do tempo. Para controlar os efeitos, clique em “EffectControls”. Nesta opção você pode selecionar a intensidade ou o tempo do efeito, por exemplo.
4. Criando transições entre clipes
Na mesma aba “Effects” há a opção “VideoTransitions”. Basta clicar sobre a transição desejada e adicionar entre dois clipes do vídeo na linha do tempo. O controle das transições, como tempo e intensidade, também pode ser feitos na “EffectControls”.
5. Salvando o vídeo
Obviamente, uma das partes mais essenciais do seu projeto é salvar o vídeo no formato correto. Acesse o menu “File” e clique em “Export” e depois em “Adobe Media Encoder”. Abrirá uma tela com diversas opções para exportar o vídeo. Em Format, escolha o tipo de codificação (como MPEG1, MPEG2, Flash, QuickTime, Windows Media). Você também pode selecionar se quer a exportação apenas do vídeo, só do áudio ou de ambos marcando as caixas ExportVideo e ExportAudio.
Quando tiver configurado o vídeo para as opções desejadas, basta clicar em “OK” e salva-lo. Este processo pode demorar horas, dependendo do tamanho e complexidade do arquivo.
>> CONHEÇA AQUI: Quais são os melhores editores para o Youtube <<
Avaliação dos usuários
A avaliação do Adobe Premiere é muito boa na maioria dos sites avaliados, como o Baixaki. Para fazer o download do programa acesse o site da Adobe Creative Cloud.
Comente