Muitos criadores de conteúdo para o YouTube não se atentam muito à qualidade de suas thumbnails (ou nem mesmo sabem do que se trata). Isso é um problema que, com o tempo, certamente limitará o crescimento do canal. Isso porque a thumbnail é justamente a primeira isca para atrair novos inscritos.
Se você deseja saber mais sobre o que é, para que serve e como fazer uma thumbnail para o YouTube, confira este guia completo tratando do assunto!
Se fossemos traduzir o termo “thumbnail”, dificilmente entenderíamos seu significado a partir da tradução. Literalmente, “thumbnail” quer dizer “unha do polegar”. Esse termo é empregado, comparando-o à unha de um polegar, para indicar uma imagem pequena.
No YouTube, a mais popular plataforma de vídeo da atualidade, as thumbnails têm um papel muito importante na hora de atrair novos usuários para o seu canal. Quando estamos navegando pela plataforma, dezenas de vídeos são exibidos em nossa tela. Nesse momento, o único contato que temos com eles é através das thumbnails. Veja a imagem abaixo:
Essa é a imagem da frontpage do YouTube. Nela, estão sendo listados alguns vídeos recomendados. Vê essas imagens em cada um dos vídeos? São justamente essas as famosas thumbnails. A partir delas, é possível que o usuário entenda do que o vídeo vai tratar.
Ter uma thumbnail interessante e organizada é uma maneira de atrair novos inscritos. Por isso, é fundamental que o proprietário do canal invista tempo (ou dinheiro, caso esteja disposto a contratar um editor para cuidar da parte visual do canal) na confecção de suas thumbnails!
A primeira coisa que o proprietário do canal precisa saber ao se aventurar no mundo das thumbnails é a de que ele precisará de algum programa de edição.
Embora programas básicos, como o Paint (que já vem com o Windows), possam dar conta do recado, para conseguir um bom resultado, optar por editores de imagens mais completos pode ser a melhor opção.
Confira a seguir alguns bons programas para se criar thumbnails:
Mas nem só o programa é necessário: é preciso ainda ter alguns detalhes e dicas em mente. Confira a seguir algumas dicas que separamos para auxiliá-lo neste processo.
Além delas, obviamente, recomendamos que você também observe a maneira como os seus youtubers favoritos produzem suas thumbnails. Isso poderá inspirá-lo!
Embora a thumbnail seja pequena no que diz respeito ao tamanho do arquivo, é importantíssimo que ela mantenha uma boa resolução. Uma boa resolução para thumbnail é a de 1280×720. A sua largura, porém, não pode ter menos de 640 pixels.
Volte à imagem no item anterior e repare no formato das thumbnails: todas elas são em formato retangular. Portanto, é importante que a thumbnail mantenha a proporção 16:9 (como na resolução de 1280×720). Do contrário, caso ela seja quadrada, ao enviá-la para o YouTube ela possivelmente será alargada, prejudicando sua qualidade final.
Em relação às propriedades do arquivo, é importante que ele não ultrapasse o limite de 2mb e que esteja em um dos seguintes formatos: .JPG, .GIF, .BMP ou .PNG.
As thumbnails possuem alguns elementos básicos em sua composição. São eles os seguintes:
Esses são apenas alguns dos elementos que podem estar presentes em uma thumbnail. É claro, tudo irá depender do conteúdo do seu vídeo. Se é um vídeo mais sério, incluir um desenho vetorial de uma banana de terno e óculos escuro pode não ser o mais recomendado.
Além disso, é muito importante que você encontre um equilíbrio em suas thumbnails. Se elas tiverem muitos textos ou elementos visuais, os usuários poderão não entender a proposta do vídeo e nem ao menos clicarem nele. Afinal, se a thumbnail for bagunçada, ele possivelmente vai achar que o conteúdo do canal é igualmente desorganizado.
Essa é outra dica bastante interessante: é importante que suas thumbnails mantenham uma certa identidade visual. Sabe aquele seu youtuber favorito que sempre que só de bater o olho na thumbnail você já sabe que é um vídeo dele? Pois é exatamente disso que estamos falando.
Se em cada vídeo você fizer uma thumbnail completamente diferente das anteriores, seu canal não terá uma identidade visual fixa. Procure utilizar sempre elementos semelhantes, com cores e fontes de letra igualmente semelhantes. É claro, isso não significa que você precisa fazer todas as thumbnails idênticas umas às outras.
Aliás, repetir a thumbnail é um tiro no pé. Isso porque o seu inscrito poderá pensar que já viu o vídeo em questão, não chegando nem mesmo a clicar nele. O que em termos de crescimento de canal é algo terrível de se acontecer.
Estando com seu vídeo gravado e enviado para o YouTube e a sua thumbnail pronta, você poderá enviá-la para a plataforma, definindo-a como a padrão. Para isso, basta seguir os passos abaixo:
VEJA TAMBÉM:
Bancos de imagens sem direitos autorais para seus vídeos
5 melhores editores de foto profissional.
última edição do Adobe Phoshop CC.
Deixe seu Comentário