Mesmo se você não é do mundo da produção e edição de vídeos, provavelmente já ouviu alguém falar em redimensionamento, que nada mais é do que ajustar a imagem de um vídeo ou foto para um novo formato de tela.
Esse recurso é bastante útil quando o seu vídeo vai ser reproduzido em diferentes tipos de mídia (TV, celular, internet) ou quando é gravado em um formato diferente do que você precisa.
Os principais editores de vídeo, como Adobe Premiere e Sony Vegas, tem o redimensionamento como ferramenta básica nas suas funcionalidades, mas também é possível fazer isso com editores online.
Neste artigo, você confere o passo a passo de como redimensionar um vídeo em cada um dos programas, incluindo uma opção gratuita e bem fácil de ser utilizada.
Por padrão do software, o Premiere permite que você defina as dimensões (altura e largura) do vídeo logo ao iniciar um novo projeto.
Porém, é bastante comum que vídeos captados em diferentes equipamentos acabem tendo variações de tamanho, sendo necessário redimensioná-los para ficarem adequados à sua sequência.
No Premiere, isso é bem fácil de ser feito, é só seguir o passo a passo a seguir:
Se você está no meio de uma edição, e um dos seus vídeos está com uma proporção desfavorável ao restante do seu material, é aconselhável que você gere uma nova sequência.
Para isso:
No Sony Vegas, o procedimento de redimensionar um vídeo é um pouco diferente, mas o resultado é mesmo.
Siga o passo a passo:
Como não podia ser diferente, o editor online é bastante simplificado, mas dá conta de suprir a necessidade imediata de transformar um vídeo. Aqui vamos usar o Befunky.
Você pode optar por fazer o upload de um vídeo, ou utilizar um link da internet. O tamanho máximo por vídeo é de 100MB.
Vale ressaltar que as ferramentas funcionam de forma mais conveniente quando os vídeos das sequências tem tamanhos próximos.
Quando um vídeo é gravado na horizontal, e outro na vertical, por exemplo, é inevitável que as bordas pretas apareçam no conteúdo final, pois o redimensionamento usa como medida principal sempre o maior vídeo.
Nesse caso, você pode usar a criatividade replicando a imagem, criando efeitos visuais, ou assumir as bordas como estética do projeto.
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário