Movie Maker – Como funciona? Como usar – Avaliação (link para BAIXAR)
Desde seu lançamento no ano 2.000, o Windows Movie Maker conquistou uma legião de fãs com a facilidade apresentada para criar vídeos. Ao longo desse tempo, o software passou por algumas atualizações, mas sempre mantendo a simplicidade e funcionalidade características.
Movie Maker é um software de edição de vídeo produzido pela Microsoft, muito famoso pela simplicidade e fácil utilização, o que lhe rendeu alta popularidade entre os usuários.
O software foi descontinuado pela Microsoft em 2017, juntamente com o pacote Live Essentials 2012. O Windows 10, última versão do sistema operacional, já vem com um editor de vídeo substituto, o Windows Story Remix.
Como funciona o Movie Maker
O movie maker era totalmente voltado para o público iniciante, por isso o software foi montado de forma a facilitar a vida do usuário. Recursos como o “Importar de dispositivo”, que permite carregar vídeos direto do celular, e a possibilidade de publicação dos vídeos diretamente para Facebook, YouTube, entre outros serviços, fez com que o Movie Maker caísse no gosto popular.
O editor conta com diferentes versões, cuja compatibilidade varia conforme o sistema operacional. A mais recente delas é Movie Maker 2012 (disponível para Windows 7, 8 e 8.1). Essa versão trouxe como principais novidades a função de estabilização de imagens de smartphones e o compartilhamento via redes sociais. As mais antigas ainda em operação são a 2.1, destinada ao XP, e a 2.6, para Windows Vista.
Todas essas versões contam com várias funções como trilha sonora, transições, legendas, créditos, filtros e animações, edição de filmes caseiros, adição de músicas e vários outros efeitos. É possível salvar projetos para editar posteriormente, sem perder o andamento do trabalho. Também é possível editar vídeos capturados direto da webcam do MovieMaker, e ainda mesclar vários vídeos e imagens aos filmes. [Veja aqui como montar um vídeo só com foto e música]
Uma das críticas ao Movie Maker é a impossibilidade de editar o áudio. Não há efeitos sonoros ou mesmo possibilidade de cortar a faixa, o que limita bastante a experiência com som. As animações também são muito simples.
Como baixar
Embora tenha sido descontinuado em 2017, o Movie Maker ainda é compatível com os pcs atuais, e está disponível para download através do Internet Archive, um site conhecido por armazenar programas antigos. Para baixar o software, basta seguir os seguintes passos:
- Acesse a página de downloads do Windows Live Essentials dentro do site do Internet Archive, disponível em archive.org/details/wlsetup-all_201802. Em seguida, clique em “Windows Executable”, na lateral direita da tela;
- O instalador será baixado e salvo na pasta de downloads do computador. Abra o arquivo e clique em “Sim” para iniciar a instalação;
- Em seguida, clique em “Escolher os programas que deseja instalar”;
- Marque os itens que deseja instalar e desmarque os que não te interessam e depois clique em “Instalar”;
- Aguarde até que o Movie Maker e os outros aplicativos selecionados no passo anterior sejam instalados. Quando terminar, clique em “Fechar” para encerrar o assistente de instalação. Para abrir e usar o programa, acesse a lista de programas instalados, no menu “Iniciar”.
Caso não encontre clique no botão abaixo para fazer o download no site oficial
Agora é só matar a saudade do programa e começar a criar seus vídeos.
Uma dica importante:tome sempre muito cuidado quando tentar fazer o download desse ou de qualquer outro programa, pois existem muitos links cheios de vírus espalhados pela rede, principalmente em programas muito populares como o Movie Maker.
Avaliação do Windos Life Movie Maker
O Movie Maker tem a seu favor a facilidade de uso, o bom estabilizador de imagens e a captura de vídeo da webcam. Como pontos negativos, a impossibilidade de fazer edições de áudio, e seus efeitos e animações, extremamente simples.
>> Confira aqui a lista dos melhores editore de vídeo profissionais <<
Se o seu objetivo é ter uma ferramenta fácil de usar para fazer edições rápidas e simples em vídeos, o Windows Movie Maker é uma excelente opção. Caso queira algo mais sofisticado, com mais funções, efeitos e um resultado final mais profissional, existem outras opções muito superiores no mercado, inclusive gratuitas (veja aqui opções).
Comente