Qual o formato do vídeo para subir no Youtube? Dicas de exportação para seu canal
Você terminou de editar seu vídeo, fez todas as alterações que desejava, e agora precisa exportá-lo, salvando-o em determinado formato, para enviar a sua produção para o YouTube. Porém, uma série de dúvidas podem surgir, como: qual a taxa de bit rate mais adequada? Qual a quantidade de quadros por segundo recomendada? Qual o formato?
Para ajudá-lo na hora de exportar o seu vídeo, preparamos este guia com uma série de dicas para garantir que o seu vídeo seja salvo na plataforma do YouTube com a melhor qualidade possível! Confira!
Em que taxa de Bit Rate e em que resolução salvar meu vídeo?
Quando gravamos um vídeo, ele possui uma determinada bit rate (taxa de bits). Essa taxa serve para indicar a quantidade de informações ou detalhes que está guardada em uma determinada unidade de tempo. No caso dos vídeos, essa marcação é feita geralmente em kilobytes por segundo (Kbps) ou megabytes por segundo (Mbps). A quantidade de Kbps ou Mbps determinará a qualidade do vídeo.
Geralmente, não precisamos exportar um vídeo com a mesma taxa de bits em que ele foi gravado. Se ele foi gravado em, por exemplo, 45 Mbps, não necessariamente você precisa exportá-lo nesse mesmo fluxo de transmissão. Basta que você o salve de acordo com a qualidade final que você deseja que o vídeo tenha no YouTube.
Outro detalhe importante é a resolução de vídeo. Ela é quem determinará a qualidade e o nível de detalhes de cada quadro do seu vídeo. A resolução para Full-HD (1080p), por exemplo, é de 1920 x 1080 pixels.
Quanto maior o valor do bit rate e da resolução, maior será o tamanho final de seu arquivo. Salvá-lo com uma taxa e uma resolução muito grandes demandará mais da sua internet na hora de fazer o upload do vídeo para a plataforma do YouTube.
Se precisar de um tutorial passo a passo de como fazer isso em um programa de edição confira aqui no Montagem de Vìdeos como exportar vídeo no Premiere e como exportar vídeo no Sony Vegas.
Tendo tudo isso em mente, basta que você tenha em mente a qualidade final que você deseja que seu vídeo tenha e exporte o arquivo com base nas informações seguintes, referentes às qualidades aceitas pelo YouTube:
360p
Para salvar seu vídeo em 360p, recomendamos que você o exporte com os seguintes valores:
- Resolução de 640 x 360
- Bits rate padrão: 1 Mbps
- Bits rate máxima: 1,5 Mbps
480p
Para salvar seu vídeo em 480p, recomendamos que você o exporte com os seguintes valores:
- Resolução de 854 x 480
- Bits rate padrão: 2.5 Mbps
- Bits rate máxima: 4 Mbps
720p
Para salvar seu vídeo em HD (720p), recomendamos que você o exporte com os seguintes valores:
- Resolução de 1280 x 720
- Bits rate padrão: 5 Mbps
- Bits rate máxima: 7,5 Mbps
1080p
Para salvar seu vídeo em Full HD (1080p), recomendamos que você o exporte com os seguintes valores:
- Resolução de 1920 x 1080
- Bits rate padrão: 8 Mbps
- Bits rate máxima: 12 Mbps
1440p
Para salvar seu vídeo em 2K (1440p), recomendamos que você o exporte com os seguintes valores:
- Resolução de 2560 x 1440
- Bits rate padrão: 16 Mbps
- Bits rate máxima: 24 Mbps
2160p
Para salvar seu vídeo em 4K (2160p), recomendamos que você o exporte com os seguintes valores:
- Resolução de 3840 x 2160
- Bits rate padrão: entre 35 e 45 Mbps
- Bits rate máxima: entre 53 e 68 Mbps
E a taxa de bits do áudio, qual deve ser?
As taxas de bits de áudio mais recomendadas para se exportar um vídeo para o YouTube são as seguintes:
- Mono: 128 Kbps
- Estéreo: 384 Kbps
- Áudio 5.1: 512 Kbps
Em que Frame Rate salvar meu vídeo?
O frame rate pode ser traduzido como “quadros por segundos” (“frames per second”, ou “fps). Ele indica a quantidade de quadros que serão exibidos a cada segundo de vídeo. Quanto maior o frame rate, mais “fluído” vai parecer seu vídeo.
Embora outros também sejam aceitos, os frame rates mais comuns aceitos pelo YouTube são os seguintes:
- 24fps
- 25fps
- 30fps
- 48fps
- 50fps
- 60fps
Quanto mais frames por segundo, mais fluído vai ser seu vídeo. Porém, ele também será mais pesado, uma vez que haverá mais quadros em cada segundo de vídeo.
É importante que você sempre codifique e exporte seu vídeo no mesmo frame rate em que ele foi gravado. Para produzir um conteúdo em 60fps, é preciso que a sua câmera grave com essa frequência de quadros.
Em que formato devo salvar meu vídeo?
Outro detalhe bastante importante que você precisa ter em mente na hora de exportar seu vídeo é o formato em que o arquivo será salvo. Há diversos formatos disponíveis, mas nem todos são aceitos pelo YouTube. Além disso, o formato salvo impactará diretamente na qualidade final do vídeo, bem como no tamanho dele.
Os formatos de vídeo atualmente aceitos pelo YouTube são os seguintes:
- .MOV
- .MPEG4
- .MP4
- .AVI
- .WMV
- .MPEGPS
- .FLV
- .3GPP
- .WebM
- .DNxHR
- .ProRes
- .CineForm
- HEVC (h265)
Caso você selecione um formato incompatível com a plataforma do YouTube, uma mensagem aparecerá informando o erro de “formato de arquivo inválido”. O formato talvez mais recomendado, por resultar em um arquivo relativamente leve com uma qualidade consideravelmente boa, é o .MP4.
A maioria dos editores permite que você exporte seu vídeo em qualquer um dos formatos mencionados acima. Caso o seu não permita, você precisará utilizar algum programa ou site de conversão de vídeo. Apenas se atente que pode haver perda de qualidade durante essa conversão.
Comente